Comunidades

Área de abrangência da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

A Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem foi dividida em 7 comunidades que apresentaremos a seguir. Antes, apresentamos texto extraído do documento "Comunidade de Comunidades: uma Nova Paróquia", da CNBB, que retrata o espírito desejado para as comunidades.   

Enquanto espaço da comunidade, reúne esses cristãos em grupos que se comprometem em viver o evangelho de forma comunitária. Aqui o sentido da comunhão é indispensável. Não se trata, portanto, de uma comunidade sociológica organizada e reunida, mas de um grupo que a partir da fé tem profunda comunhão com Deus e entre si, fundamento de toda experiência cristã e eclesial. Afinal, a “comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas”.


Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Área da Comunidade Sagrado Coração de Jesus.

A comunidade existe há 2 anos e meio e tem 10 integrantes. Pratica-se a Lectio Divina.

As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, às 15h, na Rua dos Navegantes, n. 447.

Contato:

  • Bernadete: (81) 3463.9156

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Área da Comunidade Nossa Senhora das Graças.

As comunidades com esta denominação surgiram com as modificações sugeridas por Mons. Albérico para as 7 Áreas de Evangelização da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. No nosso caso, a Área 2 passou a chamar-se de N. Sra. das Graças, termo muito apropriado escolhido pelo próprio Mons. Albérico, uma vez que nos reunimos em louvor a Nossa Senhora das Graças, no salão do condomínio Transatlântico, onde encontra-se um pequeno oratório com a sua imagem.

Sempre existiram ao longo dos 42 anos do condomínio Transatlântico grupos de oração influenciados por algumas moradoras. Atuação mais marcante aconteceu quando a ex-moradora Márcia Pimenta introduziu o movimento Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Shoenstatt, iniciado oficialmente em 29 de março de 1989, com o recebimento da Capelinha nº 4651.

Márcia estimulou a devoção a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa com orações nos apartamentos levando a imagem de Nossa Senhora das Graças e também peregrinações, principalmente no dia 31 de agosto de 1989 com a vigília no santuário do local das aparições do Sítio Guarda, em Cimbres, no Município de Pesqueira – PE. Paralelamente a estes movimentos, Márcia e moradores desenvolviam atividades de caráter beneficente com doações e trabalhos voluntários em creches e entidades filantrópicas.

Em 13 de agosto de 1999 consta que houve uma celebração consagrando o Edf. Transatlântico ao Coração Imaculado de Maria. A partir de 2000 retornamos os encontros para a Oração do Terço e no final do Mês Mariano, com a presença de Mons. Edvaldo Bezerra, foi entronizada e colocada no nicho no salão do condomínio a imagem peregrina de Nossa Senhora das Graças, doação da ex-moradora Márcia.  Neste mesmo ano, com a Campanha da Fraternidade sobre as drogas e o apoio de Mons. Albérico, tiveram início as atividades do Grupo Jovem Ágape com os jovens do condomínio, através de tardes de Louvor, encenações, reuniões, etc.

Atualmente permanecemos com dois grupos de Oração Mãe Rainha, embora apenas um desenvolva as atividades pastorais e a programação estabelecida pela CNBB para os Encontros de Grupos de Reflexão da Paróquia da Boa Viagem. 

O Grupo de Oração durante esses anos tem ajudado a Pastoral Social da Paróquia da Boa Viagem, a creche O Carmelinho e o abrigo Santa Luzia, além de outras instituições, com doações e visitas. Neste ano, o Grupo de Oração fez entrega de Palhacinhos feitos pelas moradoras com material reciclável ao setor de sediatria do Hospital PAM de Areias, onde serviu um lanche para as crianças internadas e em atendimento. O Gesto concreto da novena de Natal de 2013 foi ao Abrigo São Francisco em Cabo de Santo Agostinho com doação de alimentos, material de higiene e limpeza, fraldas geriátricas, além de lanche compartilhado com os idosos.

Nas tardes das segundas, moradoras e paroquianas ligadas ao movimento Legião de Maria visitam os doentes do condomínio e até do Hospital Alfa, providenciando a visita de sacerdotes para assistir aos enfermos com bênçãos, confissões e comunhões. Ministros da Eucaristia levam comunhão aos doentes e acamados do condomínio e eventualmente convidamos os Frades Capuchinhos para visitá-los, confessá-los e receber a Eucaristia. 

Nos reunimos às 4ª (quarta), às 19h30, no salão do condomínio (Av. Boa Viagem, 5212) para orações e/ou reflexões.

Coordenadoras do Grupo Nossa Senhora das Graças: Mathilde e Civone

Graça Eymael, Recife, Janeiro de 2014.


Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Área da Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Na Rua Aldemar Almeida, nº 115, todas as terças-feiras, às 15h, realizam-se as reuniões dessa comunidade.

Contato:

  • Alby: (81) 3341.2004
  • Beatriz: (81) 3462.1470

Comunidade Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro

Área da Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Na Rua José Moreira Leal, nº 135, todas as segundas-feiras, às 16h, realizam-se as reuniões dessa comunidade.

Contato:

  • Alby: (81) 3341.2004

Comunidade Santíssima Trindade

 Área da Comunidade Santíssima Trindade

Área da Comunidade Santíssima Trindade

A "Comunidade Santíssima Trindade" alterna os endereços:

1ª quarta-feira do mês: Rua Prof. Augusto Lins e Silva, nº 23 - às 17h (Casa de Marilene)

2ª quarta-feira do mês: Av. Jequitinhonha, nº 1874 - às 16h (Casa de Dona Ina)

3ª quarta-feira do mês: Rua Luiz Pimentel, nº 77- às 16h (Casa de Graça Farias)

4ª quarta-feira do mês: Rua João Eugênio de Lima, nº 257 - às 16h (Casa de Mabel)

5ª quarta-feira do mês: Rua Profº Augusto Lins e Silva, nº 168 - às 16h (Casa de Carmem Lúcia)

Contato:

  • Ada Tópora: (81) 3342.2153

Comunidade Esperança 

Área da Comunidade Esperança.

Na rua Visconde de Jequitinhonha, nº 2.522, todas as quartas-feiras, às 14h, se reúne um grupo de senhoras que, sob a orientação do Pároco, fazem leitura da Bíblia e reflexões da Palavra.

É um momento muito agradável e feliz. Oportunidade de participamos de grupo de pessoas que buscam conhecer melhor a Palavra e encontram novas amizades.

Contato:

  • Fátima: (81) 3341.1480

Comunidade São José Carpinteiro

Área da Comunidade São José Carpinteiro

Com 12 integrantes, iniciou suas atividades há 10 anos. As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, às 20h, Rua Setúbal, n. 914, Edf. Ioca (sala de espera).

Contato:

  • Luiza e Sóstenes: (81) 3341.0923

 

Comunidade José de Anchieta

Sub-comunidade que se formou a partir da "Comunidade São José Carpinteiro". As reuniões acontecem nas Terças, as 20h, na Rua Setúbal, n°860 - Edf. Sierra de Gredos. Os integrantes também fraquentam as reuniões da comunidade mãe.

Contato:

  • Maria Emília: (81) 3341.1386

Fonte das fotos: Google Maps.